Planejamento urbano, participação e comunicação (Marcos Oliveira de Carvalho)

Resumo

Este artigo pretende articular a discussão da participação no planejamento urbano, com o uso das estratégias e ferramentas de comunicação. É uma tentativa de que a análise da questão possa contribuir para uma melhor instrumentalização da sociedade no planejamento urbano. Há uma reflexão teórica sobre os conceitos de democracia e participação, e em seguida o planejamento urbano é abordado sob a interpretação de que a ampla participação é uma ferramenta imprescindível, mas não a única, para o sucesso desse planejamento. Também é abordado o papel transversal que a comunicação exerce na contemporaneidade do campo social, e como esse papel pode ser articulado também ao planejamento urbano participativo. Procura-se associar a questão política, qual seja, das alternativas de lugar político que é dado à participação - onde ela entra e como ela entra - no processo de planejamento; à questão técnica, qual seja, que mídias e estratégias são utilizadas pela equipe responsável pela revisão e elaboração do plano na mobilização para lograr tal envolvimento da sociedade. Isso porque, a depender do tipo de participação que se almeje, também as mídas e estratégias vão variar. Crê-se que assim, surge a possibilidade de que as ferramentas de mobilização baseadas em estratégias de comunicação e informação, casadas com arenas sociais consistentes de debate e participação, podem ser usadas para melhor problematizar e construir conceitos centrados na questão da cidade democrática, inclusiva e justa, nos futuros processos de planejamento, de sorte a instrumentalizar cada vez melhor a população nos processos de tomada de decisão.


Democracia - Planejamento Urbano - Participação - Comunicação