A reestruturação produtiva agropecuária da região oeste da Bahia e a produção espacial da cidade do campo de Luís Eduardo Magalhães – BA (Jorge Ney Valois Rios Filho)

Resumo

As cidades do campo representam a ampliação e a complexidade da urbanização brasileira neste período técnico-científico e informacional sendo de crucial importância para o entendimento da relação campo-cidade no período atual. A reestruturação produtiva da agropecuária com a introdução e expansão da agricultura científica pelo território brasileiro fez surgir no país esta nova categoria de cidade. Este artigo tem como objetivo demonstrar como a reestruturação produtiva agropecuária de uma região agrícola pode contribuir com o surgimento de novos centros urbanos constituídos como cidades do campo. Analisaremos a criação da cidade do campo de Luís Eduardo Magalhães-Ba a partir da reestruturação produtiva da Região Oeste do Estado da Bahia, dando ênfase aos agentes, suas ações e aos eventos que proporcionaram a constituição deste processo.

Palavras-chave: Reestruturação produtiva da agropecuária; Agricultura científica; Cidade do Campo; Aldeia urbana; Urbanização.